sábado, 24 de julho de 2010

TÓPICOS DE ACÚSTICA CONCEITOS BÁSICOS

ONDA
É qualquer perturbação que se propaga através de um meio e, durante a propagação, transmite energia, e não matéria, aos pontos do meio.

CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS

QUANTO À NATUREZA

Ondas mecânicas
São aquelas originadas pela deformação de uma região de um meio elástico e que, para se propagarem, necessitam de um meio material.
Ondas eletromagnéticas
São aquelas criadas a partir de cargas elétricas vibrantes, cujo movimento de vibração origina campos elétricos e magnéticos oscilantes. Essas ondas não necessitam de um meio material para se propagarem.

QUANTO À DIREÇÃO DE PROPAGAÇÃO

Ondas transversais
São aquelas em que a direção de propagação é perpendicular à direção de vibração. As ondas eletromagnéticas e as ondas numa corda são transversais.
Ondas longitudinais
São aquelas em que a direção de propagação da onda coincide com a direção de vibração. O som se propagando no ar é uma onda longitudinal.

QUANTO À DIREÇÃO DE PROPAGAÇÃO
Ondas unidimensionais
São aquelas que se propagam em uma dimensão. As ondas em cordas são unidimensionais.
Ondas bidimensionais
São aquelas que utilizam duas dimensões para se propagar. São bidimensionais as ondas em um lago.
Ondas tridimensionais
São aquelas em que as propagações ocorrem em três dimensões. O som no ar é tridimensional.

FREQUÊNCIA E PERÍODO
Período (T) é o intervalo de tempo levado pela partícula para completar uma oscilação.
Freqüência (f) é o número de oscilações realizadas por unidade de tempo.
  • UNIDADES
FREQUÊNCIA(F): RPM, RPS(Hz)...
PERÍODO(T): min, s...



SOM
Onda mecânica, longitudinal e tridimensional que possue frequências audíveis para o ser humano que varia entre 16 Hz e 20 000 Hz. 

QUALIDADES FISIOLÓGICAS DO SOM

Altura- É a qualidade que permite distinguir sons graves (baixas freqüências) dos sons agudos (altas freqüências). O ouvido humano pode perceber freqüências que variam de 20 Hz a 20.000 Hz. Freqüências abaixo de 20 Hz são chamadas de infra-sons e freqüências acima de 20.000 Hz são chamadas de ultra-sons.
Intensidade- É a qualidade que permite distinguir sons fortes dos sons fracos. A sensibilidade do ouvido humano é maior na faixa de freqüências de 2.000 Hz a 4.000 Hz.
Timbre- É a qualidade que permite distinguir sons de mesma altura e intensidade, mas que são produzidas por fontes sonoras distintas. O timbre do som depende do conjunto de sons secundários (harmônicos) que acompanha o som principal.

DEFINIÇÃO DE RUÍDO

Todo o som que produza uma sensação auditiva desagradável, incomodativa ou perigosa(DO PONTO DE VISTA DA SAÚDE DO TRABALHADOR).
Fonte: o autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário