segunda-feira, 19 de julho de 2010

Saúde do trabalhador X Negócios da empresa

A saúde dos funcionários impacta diretamente no orçamento da empresa. Falta de atividade física, estresse, obesidade, sedentarismo, tabagismo, dieta não balanceada são alguns dos fatores que comprometem a saúde do trabalhador, com a consequente queda de sua produtividade.

O ideal é aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores no ambiente de trabalho, identificando as formas mais significativas de prevenção e gerenciamento de programas de saúde.

A consciência já existe. O que falta é a iniciativa de mudar comportamentos e estilos de vida para hábitos saudáveis, como não fumar, dormir de 7 a 8 horas por noite, praticar atividade física regularmente, fazer uso moderado de bebidas alcoólicas, evitar o sedentarismo, entre outros.

E para que isso ocorra com sucesso, os programas de gerenciamento de saúde precisam estar integrados com a filosofia da empresa e com o total engajamento da gerência.

Alguns hábitos simples já fazem a diferença: subir e descer escadas, ao invés de usar o elevador, e substituir refrigerantes por sucos de frutas nos eventos empresariais. São opções de saúde de baixo custo que trazem benefícios para o indivíduo no seu dia-a-dia.

A questão da obesidade é bastante preocupante. Nos Estados Unidos existe uma “epidemia de obesidade” e dos problemas que dela decorrem (hipertensão, diabetes, colesterol alto etc.).

Em 2000, as estimativas de custos com a obesidade no país foram da ordem de US$ 117 bilhões e o número de óbitos/ano, de 300 mil. De acordo com o Ministério de Saúde Pública Americano, 61% dos americanos são obesos (segundo Índices de Massa Corpórea- IMC).

O IMC é o cálculo utilizado para determinar se uma pessoa está com o seu peso ideal, dividindo-se o peso (em kg) pela altura (em metros e centímetros) ao quadrado.

Os resultados menores do que 19 indicam que a pessoa está abaixo do peso; de 20 a 25 representa o peso ideal; de 26 a 30, sobrepeso; de 31 a 39, obeso; e acima de 40, obesidade mórbida.

No entanto, mais do que implementar programas de gerenciamento de saúde total nas empresas, é fundamental ter o controle sobre as ferramentas para garantir a sua eficácia.

O acompanhamento das intervenções a cada seis meses, a avaliação dos processos e a identificação de possíveis barreiras ajudam a fazer os ajustes necessários e a maximizar os investimentos.

Esse acompanhamento é importante para melhorar os negócios e a produtividade, diminuindo os gastos com os planos médicos, pois se há uma boa saúde, há muito mais produtividade.

Muitas empresas brasileiras já estão bem conscientes da necessidade de cuidar de perto da saúde de seus colaboradores, com programas de vanguarda na área de promoção de saúde e qualidade de vida. Tais empresas só têm a ganhar pontos nos quesitos produtividade e retenção de talentos.

* Luciana Galvão Vieira de Souza é advogada, especialista em Direito Empresarial. É titular da Galvão e Freitas Advogados (São Paulo/SP), diretora jurídica do Grupo de Relações Industriais Sindicais – GRIS, palestrante e autora de diversos artigos publicados.
fonte: http://portaldobeiru.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário