quarta-feira, 21 de julho de 2010

Terroristas explodem três bombas em hidroelétrica no Cáucaso russo


Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas após explosões na usina hidroelétrica de Baksan, em Kabardino-Balkariano, Cáucaso russo, na madrugada desta quarta-feria (21). As explosões aconteceram na sala das máquinas da central, e provocou um incêndio.
A Procuradoria-Geral da Rússia informou que as explosões foram provocadas por um ataque terrorista. “Os bandidos invadiram o complexo, mataram dois guardas e feriram dois operadores na sala das máquinas da central elétrica. Depois, colocaram cargas explosivas”, afirmou um porta-voz.
De acordo com as autoridades, quatro cargas explosivas foram armadas: três explodiram, e um foi desarmada por especialistas do serviço de segurança.
Segundo o Comitê Nacional Antiterrorista (CNA), que investigou as instalações, as explosões destruíram três geradores e outros equipamentos menores.
Imagem do canal russo NTV mostra fumaça saindo da usina hidrelétrica atacada em Kabardino-Balkariya, após grupo invadir complexo e explodir três bombas.

As autoridades informaram que as explosões não afetaram a represa de 25 megawatts de potência, construída entre 1930 e 1936. O Ministério para Situações de Emergência da Rússia declarou que a população das regiões próximas à represa nada tem a temer.Após o ataque, o CNA anunciou que vai reforçar a segurança em todas as hidrelétricas no sul do pais.
Os grupos armados islamitas que atuam na região tinham ameaçado em várias ocasiões lançar ataques contra infraestruturas estratégicas russas, incluindo as centrais hidroelétricas.
fonte: www.globo.com
(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário