quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CAPÍTULO 1: HIGIENE DO TRABALHO - 1.1

1.1            RISCOS AMBIENTAIS.

Consideram-se riscos ambientais os agentes químicos, físicos, biológicos, existentes nos ambientes de trabalho. Em alguns casos significativos utilizamos também referenciar os agentes ergonômicos e os riscos de acidentes como riscos ambientais para este efeito. Os riscos ambientais são capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador devido a sua natureza, concentração, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição. Os riscos ambientais ou profissionais estão divididos em cinco grupos principais:
GRUPO 1:  RISCOS FÍSICOS
Os riscos físicos são efeitos gerados por máquinas, equipamentos e condições físicas características do local de trabalho, que podem causar prejuízos á saúde do trabalhador. 
GRUPO 2:  RISCOS QUÍMICOS
Estes riscos são representados pelas substâncias químicas que se encontram nas formas líquida, sólida e gasosa. Quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos á saúde. Há três vias de penetração no organismo: - Via respiratória: inalação pelas vias aéreas - Via cutânea: absorção pela pele - Via digestiva: ingestão.
GRUPO 3:  RISCOS BIOLÓGICOS
Os riscos biológicos são causados por microrganismos invisíveis a olho nu, como bactérias, fungos, vírus, bacilos e outros, São capazes de desencadear doenças devido à contaminação e pela própria natureza do trabalho.
GRUPO 4:  RISCOS ERGONÔMICOS
Estes riscos são contrários às técnicas de ergonomia, que propõem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem, propiciando bem estar físico e psicológico. Os riscos ergonômicos estão ligados também a fatores externos – do ambiente – e a fatores internos – do plano emocional. Em síntese: ocorrem quando há disfunção entre o indivíduo, seu posto de trabalho e seus equipamentos.
GRUPO 5:  RISCOS DE ACIDENTES(OU MECÂNICOS)
Riscos de acidentes ocorrem em função das condições físicas – de ambiente físico e do processo de trabalho – e tecnológicas impróprias capazes de provocar lesões à integridade física do trabalhador.
Cada grupo de riscos é representado por uma cor específica. A tabela (NR 5 TABELA 1) seguinte representa os riscos ambientais com exemplos de cada um.

GRUPO 1
GRUPO 2
GRUPO 3
GRUPO 4
GRUPO 5
VERDE
VERMELHO
MARROM
AMARELO
AZUL
RISCOS FÍSICOS
RISCOS QUÍMICOS
RISCOS BIOLÓGICOS
RISCOS ERGONÔMICOS
RISCOS MECÂNICOS
RUÍDOS
POEIRAS
VÍRUS
ESFORÇO FÍSICO INTENSO
ARRANJO FÍSICO INADEQUADO
VIBRAÇÕES
FUMOS
BACTÉRIAS
LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE PESO
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS SEM PROTEÇÃO
RADIAÇÕES IONIZANTES
NÉVOAS
PROTOZOÁRIOS
EXIGÊNCIA DE POSTURA INADEQUADA
FERRAMENTAS INADEQUADAS OU DEFEITUOSAS
RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES
NEBLINAS
FUNGOS
CONTROLE RÍGIDO DA PRODUTIVIDADE
ILUMINAÇÃO INADEQUADA
FRIO
GASES
PARASITAS
IMPOSIÇÃO DE RITMOS EXCESSIVOS
ELETRICIDADE
CALOR
VAPORES
BACILOS
TRABALHO EM TURNO E NOTURNO
PROBABILIDADE DE INCÊNDIO OU EXPLOSÃO
PRESSÕES ANORMAIS
SUBSTÂNCIAS OU PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL

JORNADA DE TRABALHO PROLONGADA
ARMAZENAMENTO INADEQUADO
UMIDADE


MONOTONIA E REPETIVIDADE
ANIMAIS PEÇONHENTOS



OUTRAS SITUAÇÕES CAUSADORES DE “STRESS” FÍSICO OU PSÍQUICO
OUTRAS SITUAÇÕES DE RISCO QUE PODERÃO CONTRIBUIR PARA A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário