terça-feira, 10 de agosto de 2010

Aumenta aceitação da energia nuclear

Alternativa é aprovada por 62% dos americanos


A aceitação pública e política da energia nuclear como alternativa de grande escala a combustíveis fósseis é a mais alta em uma geracão. Antes associada a desastres como os de Three Mile Island e Chernobyl, ela hoje tem o apoio de 62% dos americanos.

Mesmo adversários históricos como Steward Brand, fundador em 1968 do Whole Earth Catalog e um cruzado da energia alternativa, e Mark Udall, membro de uma dinastia política democrata que defende os recursos naturais, estão repensando a opção nuclear.


As pessoas parecem mais influenciadas pelas consequências imediatamente tangíveis dos gases de efeito estufa que com os possíveis desastres radioativos. O presidente Obama partilha deste ponto de vista. Em fevereiro, ele anunciou garantias de empréstimo para a construção das primeiras novas plantas nucleares em três décadas.


As razões do renascimento parecem ser claras. O país teria se dado conta de que as vantagens superam de longe os riscos, diz o Christian Science Monitor. Usinas nucleares geram hoje um quinto da eletricidade do país. Na França, a participação é de 75%. Diversos outros países anunciaram expansões de sua capacidade nuclear nos próximos anos, incluindo o Japão (que hoje tem 30% de sua energia gerada nuclearmente), Rússia (16%) e Coréia do Sul (39%).

fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário