sábado, 1 de outubro de 2011

Segurança no Trabalho é o emprego da vez

Segurança no Trabalho é o emprego da vez
Construção Civil, Indústrias de Petrolíferas e de Alimentos são os maiores empregadores de profissionais na área
01/10/2011 - 08:25

Alunos aprendem técnicas de primeiros socorros (Fotos: Portal Infonet)
Com o aquecimento da construção civil em Sergipe e em todo o Brasil, o curso Técnico em Segurança no Trabalho passou a ganhar um maior destaque e vem empregando várias pessoas. De acordo com as normas do Ministério do Trabalho, todas as empresas com mais de cem funcionários são obrigados a terem um especialista na área.

Para tirar as dúvidas dos futuros profissionais da área, a equipe do Portal Infonet conversou com o professor e especialista na área de Segurança no Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Luciano Levita, que informou que o mercado esta em ascensão.

Seleção

Para ingressar no curso Técnico em Segurança no Trabalho é necessário o candidato seja maior de 18 anos, tenha concluído o ensino médio e seja submetido a uma prova. Os assuntos abordados na seleção são apenas as disciplinas de português e matemática, tendo o mesmo peso na para a aprovação.

Curso
Luciano Levita
O curso Técnico em Segurança no Trabalho tem uma duração de dois anos e no Senai as aulas acontecem no período noturno. Dentro do cronograma de disciplinas estão além da prevenção dos acidentes e utilização de equipamento de segurança a primeiros socorros de possíveis vítimas.

O Senai também oferece especializações e curso de reciclagem na área de Segurança no Trabalho, cumprindo a determinação do Ministério do Trabalho. As áreas de eletricidade, de espaço confinado, operador de caldeira e mais outras duas especializações são ofertadas pela instituição de ensino.

Mercado

Segundo o professor do curso, Luciano Levita, o mercado é muito bom para os ingressos na área. “O mercado é muito bom e está sempre crescendo e o Ministério do Trabalho vem exigindo a parte de segurança na empresas e por isso as instituições vêm contratando cada vez mais especialistas, não só para evitar os acidentes como também para cumprir a legislação”, informou.

Destacou ainda o professor. “A construção civil vem tendo uma demanda muito boa e contratando muita gente, pela própria característica do setor. A indústria de petróleo é outro grande pólo de emprego, mais a indústria de alimentos vem crescendo muito a abrindo uma grande demanda”, destacou.

Salário

No início de carreira, um Técnico em Segurança no Trabalho ganha de dois a três salários mínimos.
Por Danilo Cardoso
FONTE: INFONET

Nenhum comentário:

Postar um comentário